sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Aê aê aê aê ê ê ê ê ô ô ô ô ô ô ô ô ô ô ô ô ô! Bará Bará, Bêrê Bêrê ! e outras coisas mais...!






Até certo tempo atrás, várias partes do Brasil estigmatizavam a Bahia por suas músicas (que eram feitas m sua maior partes só com vogais, a exemplo de Prefixo de Verão, da Banda Mel) que “não tinham conteúdo, não tinham mensagem, só tinham ritmo”, em resumo, “lata batendo”. E não é que a mania (estigmatizada) pegou...! Pegou no Funk, no Novo Sertanejo e em outras coisas mais. A síndrome das vogais, das monossílabas e dissílabas dominou!

Até certo tempo atrás várias denominações (evangélicas) tradicionais, históricas e pentecostais criticaram as “palavras de efeito”, a liturgia (rituais) e o procedimento dos Neo Pentecostais: DETERMINISMO, PROSPERIDADE, CLICHÊS, e outras coisas mais...

Falaram, falaram.
Protestaram, protestaram.
Sem efeito.
Cansaram.
Entregaram-se.

Hoje, quase todas as denominações evangélicas do Brasil (algumas seguindo as “virtudes” norte-americanas) aderiram vários costumes e tradições (não tradicionais), tipo:

“Receba sua vitória!”.
LEMBRETE: NOSSA VIDA JÁ É UMA VITÓRIA: Mas em todas estas coisas (tribulação, angústia, perseguição, fome, nudez, perigo, espada, morte) somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Romanos 8:37. ESTAMOS QUERENDO PASSARINHOS DEMAIS E VAMOS ACABAR VOANDO.


“Você pode tudo!”.
LEMBRETE: PODE MESMO. PODE PASSAR NECESSIDADE, PODE TER ABUNDÂNCIA, PODE TER FARTURA, PODE PASSAR NECESSIDADE, PODE PASSAR FOME, PODE SER AFLIGIDO, PODE SER INSTRUÍDO, PODE SER FORTALECIDO... PODE TODAS AS COISAS: BOAS E RUINS...!


“Tá amarrado!”.
LEMBRETE: EXPRESSÃO EXTRABÍBLICA. EXPULSAR (NÃO AMARRAR. AMARRAR PRA QUÊ? PRA VIAGEM?) DEMÔNIOS DEVERIA SER ALGO NORMAL NA VIDA DA IGREJA:  Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Lucas 10:19. O ANORMAL É: não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus. Lucas 10:20.


“Vou vencer meus inimigos!”.
LEMBRETE: SE O PREZADO LEITOR AINDA NÃO SABE QUEM SÃO OS “MEUS INIMIGOS” DA ATUALIDADE GOSPEL, LÁ VAI: PARENTES, IRMÃOS NA FÉ, FILHOS, PAIS, COLEGAS DE TRABALHO, COLEGAS NA ESCOLA/FACULDADE, COLABORADORES, PATRÕES, VIZINHOS, E VOCÊ, SE TIVER ATRAPALHANDO! TÁ LIGADO (A)? VEJA O QUE DIZ O LIVRO DESCONHECIDO: Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Efésios 6:12.


“Semeie!”, “Tenha Liberalidade!”.
LEMBRETE: SEMEAMOS (DINHEIRO) NA IGREJA E, AO MESMO TEMPO SEMEAMOS (CONTENDA) PELO MUNDO AFORA. ESSA “SEMENTE” DEVERIA ABRANGER AS NOSSAS BOAS AÇÕES E NÃO SER LIMITADA A DÍZIMOS E OFERTAS.E QUANTO AOS QUE VIVEM DA OBRA? Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também. 2 Tessalonicenses 3:10 Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina; 1 Timóteo 5:17

“Se, portanto, alguém chegar a vos com instruções conforme com tudo aquilo que acima é dito, recebei-o. Mas, se aquele que ensina e perverso e expõe outras doutrinas para demolir, não lhe deis atenção; se, porém, ensina para aumentar a justiça e o conhecimento do Senhor, recebei-o como o Senhor.” DIDAQUÊ CAP. XI, 1-2.  

Vejam: “Que também vos sujeiteis aos tais, e a todo aquele que auxilia na obra e trabalha.” (1 Coríntios 16:16).


QUANTO A LIBERALIDADE, A MAIORIA DOS PASTORES HODIERNOS QUER QUE TENHAMOS LIBERALIDADE COM O INTUITO DE AUMENTAREM SEUS CACHÊS, SUAS FORTUNAS, POMPAS E PRESTÍGIOS DIANTE DE OUTROS MINÚSCULOS PASTORES (AQUELES DAS QUITANDAS, DAS BODEGAS, COMO SÃO INTITULADAS AS PEQUENAS IGREJAS, PEQUENOS NEGÓCIOS). A LIBERALIDADE COMEÇA COM OS DEMAIS QUE ESTÃO A NOSSA VOLTA, É A LIBERALIDADE HORIZONTAL. TER LIBERALIDADE NAS FINANÇAS PARA AJUDAR O POVO QUE VIVE O PRINCÍPIO DAS DORES: FOME, TERREMOTO, DOENÇAS, ENCHENTES, ORFANATOS, ASILOS E OUTRAS COISAS MAIS....! O DINHEIRO QUE É INVESTIDO NA MÍDIA E ETC. E TAL, PODERIA SER (BEM) UTILIZADO PARA AMENIZAR O SOFRIMENTO ALHEIO: “Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.” (Gálatas 6. 2).

“... repartirás tudo com teu irmão, não considerando nada como teu, pois, se divides os bens da imortalidade, quanto mais o deves fazer com os corruptíveis.” DIDAQUÊ CAP. IV, 8.

E, para concluir, não adianta ficar criticando os demais movimentos (como fazem alguns calvinistas, reformados, deformados, transtornados e outras coisas mais...). Só com teorias teológicas e discursos (elegantes e edificantes) não se vence o mundo, tem que ter Fé, e “Fé não costuma falhar”! Fé para entrar nos guetos, nas comunidades, Fé para adentrar nos centros, Fé para avivar a mente, Fé para ter inconformismo no coração!


Por Fernando José.




Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material, desde que informe o autor. Não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.


Nenhum comentário: