sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Lição 5 - AS VIRTUDES DOS SALVOS EM CRISTO (Auxílio - Jovens e Adultos, 3º Trimestre de 2013/CPAD - por Fernando José).



Por Fernando José.

 “... sempre obedecestes...” Filipenses 2:12. Esta é a afirmação do Apóstolo Paulo concernente aos filipenses. O exposto resume-se em Conceitos de Obediência: ouvir, sujeitar-se, submeter-se, ser conquistado, ser persuadido... Os filipenses foram conquistados por Paulo e este convencido pelo Espírito! Os líderes evangélicos, atualmente, exigem obediência por parte dos “fiéis”, mas, será que eles estão pelo Espírito?  A quem estamos sendo obediente? A bíblia fala a respeito da obediência para com os pastores: “Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.” Hebreus 13:7. “Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.” Hebreus 13:17. Os que exigem obediência estão verdadeiramente tomando conta das ovelhas? Obediência Sim! Hipocrisia Não! Ditadura Gospel Não! Queremos, no mundo hodierno, pastores guiados pelo Espírito Santo e consequentemente, crentes obedientes! Que o exemplo dos líderes seja o método de persuasão para os demais!

"assim também operai a vossa salvação" Filipenses 2:12. Escrevi, num artigo anterior que “Aquele que alcança a salvação por meio de Cristo, pela fé, é salvo em três tempos: 1) foi salvo [Deus inocentou-o, tornando legítimo], 2) está sendo salvo [o Santo santifica-o], e, 3)será salvo [Falamos aqui em glorificação. Ressurgirá com novo corpo: sem dor, sem pranto, sem morte].”; já que desfrutamos a salvação, trabalhemos nela e por ela! Operar (katergazeste) refere-se a trabalho, feito, realização, prática, execução, resultado, ação! Ser salvo é trabalhar, é fazer, é agir. O salvo pratica, não vive só de teoria. O salvo trabalha na seara e não para sim mesmo. O que temos visto? Pessoas interessadas no trabalho e realizações de Deus para sua vida, que trabalham para si mesmos, para se autopromoverem, depois de promovidos, adeus! Na obra de Deus todos trabalham: os apóstolos, os doutores, os missionários, os bispos e "... a multidão... tanto homens como mulheres..." Atos 5:14. Quanto à salvação, o VINE traz um conceito: “... atual experiência do poder de Deus em livrar o homem da escravidão do pecado...”. Santificados, não seremos negligentes, agiremos de acordo com a capacidade e a sabedoria que Deus nos concede!

"Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade" Filipenses 2:13. Deus trabalha na vida dos santos aplicando o seu poder. Ele se agrada nisso. Seu pensamento em relação ao seu povo é bom: "Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais." Jeremias 29:11. Ele opera com um propósito gracioso, tem resolução para as nossas vidas. Ele tem um parecer concernente a nossa situação e esse parecer é bom! É uma boa vontade...!

"... sem murmurações nem contendas;" Filipenses 2:14. O que mais se vê nos dias de hoje é resmungo, reclamações, desgostos, debates, e isso por diferentes razões (na maioria das vezes pessoais). Muitos são os argumentos e questionamentos; grande é a insatisfação. Há disputas e separações, e tudo isso gera maldade! Não é do agrado de Deus viver assim! Defendemos nosso grupo, nossa denominação e afirmamos que estamos em prol do Reino! Reino de quem? Do Deus Dividido? Que não seja assim. Deixamos a opinião divina e ficamos digladiando para defender nossas interpretações, nossas convicções; depois quando morrem, os que vivem dizem que o “elemento” foi para o céu! Sei não...

“Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão." Filipenses 2:15-16. Viver sem mancha, sem culpa, sem defeito. Se olharmos para o que passou, e vivêssemos de agora em diante com base no que fizemos, com certeza iríamos desistir: culpas, defeitos em excesso, manchas incontáveis, em resumo: “... todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;" Romanos 3:23. Resta-nos vivermos, agora, de forma simples, sem mistura (nem conhecida, nem estranha). Que venhamos aderir à nova criação, educados por Deus, crianças, filhos de Deus...! Passemos pelo nascimento espiritual, confirmados pela Trindade: “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e coerdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.” Romanos 8:14-17.
Fiquemos firmes na palavra da vida, segurados nela, esperando nela...!

Por Fernando José.

Referências:
Dicionário VINE – W. E. Vine, Merril F. Unger, William White Jr. (CPAD, 2006).
Novo Testamento Interlinear - GREGO-PORTUGUÊS (Sociedade Bíblica do Brasil, 2004).

Nenhum comentário: