sábado, 10 de agosto de 2013

Lição 6 - A FIDELIDADE DOS OBREIROS DO SENHOR (Auxílio - Jovens e Adultos, 3º Trimestre de 2013/CPAD - por Fernando José).



Por Fernando José.

Filipenses 2. 19-30. Chegamos à parte da carta em que Paulo, como líder experiente fala sobre algo que é fato desde a antiguidade, desde os primórdios do Cristianismo: pessoas/cooperadores que "... buscam o que é seu, e não o que é de Cristo Jesus." Filipenses 2:21. Paulo ainda podia contar com alguns cooperadores, obreiros que ele enviava e confiava a missão, de modo que o apóstolo ficava de "... de bom ânimo” Filipenses 2:19. O apóstolo, durante a exposição nas suas cartas cita alguns nomes de obreiros cooperadores dentre os quais: Tito, Timóteo, Epafrodito... É como se ao citá-los ele trouxesse a nós a consciência de responsabilidade. Vejamos o que Paulo fala sobre Timóteo e Epafrodito:

Timóteo “E espero no Senhor Jesus que em breve vos mandarei Timóteo, para que também eu esteja de bom ânimo, sabendo dos vossos negócios. Porque a ninguém tenho de igual sentimento, que sinceramente cuide do vosso estado; Mas bem sabeis qual a sua experiência, e que serviu comigo no evangelho, como filho ao pai. De sorte que espero vo-lo enviar logo que tenha provido a meus negócios.” (Filipenses 2:19-20, 22-23).

Paulo afirma que Timóteo tem a mesma opinião que ele, o cooperador agia num mesmo parecer, a alma era igual. Concordavam em tamanho, número e qualidade. Como têm sido a relação líder-cooperador nos tempos atuais? Como tem sido a opiniões? Temos uma alma igual? Andamos em concordância? Qual sentimento impera hoje na seara do Grande Deus?
O apóstolo não estava enganado quanto a Timóteo, havia enviado alguém que tinha cuidado/preocupação com os demais! Alguém se preocuparia se o povo andasse em ansiedade. Se estivessem distraídos, com certeza ele os apascentaria! Timóteo estava preparado para reduzir a ociosidade entre os Filipenses, puxá-los-iam de volta, se necessário... Se estivessem inquietos, estaria sob os cuidados de alguém experiente, de caráter, alguém aprovado; Timóteo foi provado como metal, provação essa que gerou aprovação!  Estava ali, diante do povo, alguém distinto, alguém que tinha discernimento. O apóstolo compara a relação dos dois como PAI E FILHO: e que serviu comigo no evangelho, como filho ao pai.. Timóteo era uma criança, gerada, nascida espiritualmente, alcançando dignidade, educada por Paulo!

Epafrodito“Julguei, contudo, necessário mandar-vos Epafrodito, meu irmão e cooperador, e companheiro nos combates, e vosso enviado para prover às minhas necessidades. Porquanto tinha muitas saudades de vós todos, e estava muito angustiado de que tivésseis ouvido que ele estivera doente. E de fato esteve doente, e quase à morte; mas Deus se apiedou dele, e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza. Por isso vo-lo enviei mais depressa, para que, vendo-o outra vez, vos regozijeis, e eu tenha menos tristeza. Recebei-o, pois, no Senhor com todo o gozo, e tende-o em honra; Porque pela obra de Cristo chegou até bem próximo da morte, não fazendo caso da vida para suprir para comigo a falta do vosso serviço.” (Filipenses 2:25-30).

Para Paulo, Epafrodito é um irmão, um parente. Havia identidade entre os dois, tinha uma relação fraterna no ar! Os dois eram unidos pelo mesmo interesse: a pregação de Evangelho! Epafrodito era um trabalhador companheiro, da mesma categoria de Paulo, um homem que também tinha relação com os filipenses, treinado pelos mesmos a fim de suprir, prestar serviço, um homem com uma missão.

Em síntese: Como está o nosso companheirismo no tempo hodierno? Temos sido ministros (servindo uns aos outros)? Suprimos? Prestamos serviço? Treinamos os demais? Somos treinados? Temos cumprido nossa missão? Temos preservado a nossa identidade? Quais são os nossos interesses? Há fraternidade entre nós?

Por Fernando José.

Referências:
Dicionário VINE – W. E. Vine, Merril F. Unger, William White Jr. (CPAD, 2006).
Novo Testamento Interlinear - GREGO-PORTUGUÊS (Sociedade Bíblica do Brasil, 2004).

Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material, desde que informe o autor. Não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

Nenhum comentário: