terça-feira, 13 de agosto de 2013

Série: Vem pra Macedônia! (Parte 2)




por Fernando José.
Chegamos ao capítulo 15 do Livro dos Atos dos Apóstolos: o Concílio/Assembleia em Jerusalém, onde temos em relevo o seguinte ensino: “e não vos circuncidardes conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos.” Atos 15:1. Havia uma seita entre os irmãos (a seita dos fariseus) que estava causando tumulto: “... se levantaram, dizendo que era mister (necessário) circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés.” (Atos 15:5). Diante do exposto, os apóstolos tiraram uma conclusão: “Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.” (Atos 15: 28-29).                                                                          Em Atos 15.36 Paulo resolve entrar em contato com Barnabé a fim de fazer o pós-missão: “E alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Tornemos a visitar nossos irmãos por todas as cidades em que já anunciamos a palavra do Senhor, para ver como estão.” (Atos 15:36). Algumas considerações podem ser destacadas aqui:
*Paulo é um missionário com boas ideias, e, tendo-as, entra em contato com Barnabé. O missionário deve estar com a mente aberta e voltada para Deus para desfrutar de boas ideias. A essas ideias acrescenta-se a comunicação. 
*Barnabé, agindo como um líder ouve o companheiro. O líder, por mais experiente que seja, ouve, compreende, tolera, é flexível.
*Após fazer missões, o missionário faz o pós-missões. Primeiro o missionário prepara-se (PRÉ-MISSÃO): “servindo eles ao Senhor, e jejuando” (Atos 13: 2). Logo após faz a MISSÃO: Atos 13.4-14.26. Cumprindo a missão, vem o PÓS-MISSÃO. Anunciar a palavra do SENHOR, ganhar almas e depois ver como estão. É necessário acompanhamento, habilidade para discipular (discipular aqui não é você expor doutrinas da sua igreja, ao novo convertido já esta destinada uma doutrina para aprender: a de Cristo). O missionário se organiza para estar presente, caminhar com os novos
discípulos.

 por Fernando José.


CONTINUA...


Referências:
Geografia Bíblica – Claudionor de Andrade (CPAD, 2008).
Atlas de Estudos Bíblicos – João Batista Ribeiro dos Santos (Mundial Editora/ Templus, 2011).
Dicionário Bíblico - João Batista Ribeiro dos Santos (Editora Didática Paulista, 2006).
Bíblia Thompson (ECA).



Nenhum comentário: