quinta-feira, 12 de setembro de 2013

LIÇÃO 11: UMA VIDA CRISTÃ EQUILIBRADA (Auxílio - Jovens e Adultos, 3º Trimestre de 2013/CPAD - por Fernando José).



Por Fernando José.

No subsídio nosso de cada semana chegamos à LIÇÃO 11: UMA VIDA CRISTÃ EQUILIBRADA.  Situamos-nos no Capítulo 4, Versículos 5-9.

"Seja a vossa equidade notória a todos os homens." Filipenses 4:5. Equidade. Nos dicionários da Língua Portuguesa equidade é "... uso da imparcialidade para reconhecer o direito de cada um...". Aqui em Filipenses vai além desse conceito: é ter mansidão, ter gentileza, agir com generosidade, ter moderação, ser razoável... (gr. epieikes). É ter uma “doce racionalidade” (VINE).

"... Perto está o Senhor." Filipenses 4:5. “Está perto” segundo o VINE dá ideia de lugar e tempo. Provavelmente a expressão refere-se à segunda opção (tempo), i.e, à Volta do Senhor, já que o contexto anterior assim deixa expresso: "Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas." Filipenses 3:20-21.

"Não estejais inquietos por coisa alguma..." Filipenses 4:6. Deixar de se importar com “qualquer coisa”! Esse é o segredo. Deixar as ‘picuinhas’ pra lá! Não ter cuidado distraído, ou seja, prestar atenção em coisas tidas como primordiais, mas que na realidade tira o foco do principal. Se preocupar à toa? Por que e pra quê?

"... antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças." Filipenses 4:6. Supliquem, intercedam e durante esse processo apresentem seus desejos, necessidades, suas solicitações. Vejamos algo mais sobre o assunto:
“Lidamos com a ansiedade não com livros de ajuda, mas com a ajuda do alto. Triunfamos sobre ela não batendo no peito em uma arrogância ufanista, mas caindo de joelhos e lançando sobre Cristo a nossa ansiedade. Onde a oração prevalece, a ansiedade desaparece.” (Hernandes Dias Lopes).
Façam seus requerimentos e acima de tudo: Adorem, Agradeçam...!

"E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus." Filipenses 4:7. Essa paz é o contraste da dissensão! Eirene que corresponde à Shalom (no Antigo Testamento) é sinal de inteireza, pacificidade, relação harmoniosa, segurança e isenção de incômodo... Essa paz vem de Deus, vem do "... Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação." Tiago 1:17. E esse mesmo Deus é o que nos guarda:

phroureõ (φρουρέω), termo militar, “manter guardado, manter sob guarda”, como com uma guarnição (...) é usado acerca (...) do senso de segurança que lhe pertence quando ele põe todos os assuntos nas mãos de Deus (Fp 4.7)...” (VINE).

"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." Filipenses 4:8.

O que é verdadeiro
Viver o não oculto. Viver aquilo que é real. O cristão é chamado a viver conforme a realidade! Ultimamente temos vivido um “conto de fadas gospel”. Vivemos no “mundo da lua”. Precisamos ver a realidade que nos cerca e vivermos a realidade digna de nosso posto. A verdade é manifesta. Mentira e mentiras não convêm ao cristão! Que Deus nos dê discernimento concernente ao que é falso e ao que é verdadeiro! Que saibamos distinguir a mão direita da esquerda! Que a falsidade não encontre aconchego em nossas vidas...!

O que é honesto
Aqui, Paulo faz um convite aos filipenses para que pudessem viver de acordo com tudo o que fosse honrável. Os cristãos hodiernos são chamados para viver de forma respeitável, viver aquilo que é nobre, sério e digno! Honra, nobreza, seriedade, respeito, dignidade e honestidade são qualidades/características necessárias à cristandade...

O que é justo
Justiça aqui é integridade, de acordo com a regra/costume, coisa correta. Aqui justo é aquilo que é próprio para o uso, aquilo com condições para realizar tarefa.

O que é puro
Puro? Sim puro de toda culpa! Ter disposição firme e constante para a prática do bem.

O que é amável
Amável é aquilo que aprazível. Aquilo que alegra, cativa e maravilha. O apelo do apóstolo é que os filipenses fossem em direção a amar.  Seguir essa direção em nossos dias é o que precisamos fazer...

O que é de boa fama
Ter boa reputação. Os nossos nomes sempre são espalhados por aí a fora, mas, de acordo com esses relatórios, qual tem sido a nossa fama? Essa fama sai com um som bonito? Quais declarações têm sido feitas a nosso respeito? Temos pensado naquilo que é de bom nome?

... Se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
Em nosso pensamento (raciocínio, razão) devemos considerar/aprovar aquilo que é excelente, que tem bondade moral, que tem regra de conduta...! Há uma enxurrada de pensamentos (coisas boas, coisas ruins) em nossa vida diária, porém, consideremos o que é bom! ‘Virtude e louvor’, lema do nosso pensamento.

"O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei;" Filipenses 4:9
Os filipenses ouviram o que Paulo falou e viram as palavras em ação na vida daquele que falou! Logo, perceberam que deveriam receber o conhecimento passado pelo apóstolo, deveriam aumentar o conhecimento e em conhecimento. Um exemplo que a ser seguido nos dias hodiernos: obter o conhecimento, aplicar o conhecimento, andar de acordo com esse conhecimento! Investigar e observar é tarefa do discípulo!

Em SÍNTESE, se andarmos de acordo com o supracitado, poderemos afirmar, finalmente e com convicção, que "... o Deus de paz será convosco." Filipenses 4:9.

Por Fernando José.

Referências:
Dicionário VINE – W. E. Vine, Merril F. Unger, William White Jr. (CPAD, 2006).
Novo Testamento Interlinear - GREGO-PORTUGUÊS (SBB - Sociedade Bíblica do Brasil, 2004).
Filipenses: a alegria triunfante no meio das provas - Hernandes Dias Lopes (Hagnos, 2007).
Dicionário Mini Aurélio Século XXI – Aurélio Buarque de Holanda Ferreira (Editora Nova Fronteira, 2001).

 Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material, desde que informe o autor. Não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais






Nenhum comentário: