sexta-feira, 18 de abril de 2014

LIÇÃO 3: DONS DE REVELAÇÃO (Auxílio - Jovens e Adultos: CPAD, 2º Trimestre de 2014 - por Fernando José).




Faço uma relevante pesquisa em Teologias Sistemáticas, Manuais de Teologia, Comentários Bíblicos do Novo Testamento e Cursos de Capacitação Teológica e obtenho pouco resultado concernente aos Dons Espirituais. Tanto na perspectiva pentecostal quanto na histórico-tradicional – em sua maioria cessacionista – fogem do assunto, não vão muito longe, seja Stanley M. Horton, Cheung, Alan Myatt & Franklin Ferreira, Grudem, Berkhof, Roy B. Zuck, José Roberto O. Chagas, Lawrence O. Richards, David H. Stern, Eduardo Joiner... Portanto, não tenho muito a comunicar sobre o assunto, entendendo que a realidade sobre os dons espirituais é mais prática do que teórica: os que creem e buscam se reservam a falar ou não sabem como ‘defender’, do outro lado, os cessacionistas não têm o que falar, pois não tem a prática – não podemos falar do que não conhecemos! Não é muito, mas esse pouco tem sua importância! Vamos lá? Mãos à obra...

1.     Dons Espirituais: Categorias ou Grupos.
Os dons espirituais podem ser divididos em Categorias ou Grupos: Revelação, Poder e Expressão ou Revelação, Poder e Elocução.
David Lim, na Teologia Sistemática: uma perspectiva pentecostal da CPAD faz uma classificação diferente quanto aos dons: Dons do Ministério (à Igreja e ao Mundo): Discernimento de espíritos e Dons de Ensino (e Pregação): A palavra da sabedoria e A palavra do conhecimento.

2.     A Distribuição feita pelo Espírito.
O Espírito distribui os dons a cada pessoa no Corpo a fim de que vigore o bem de todos. O intuito do Espírito é que haja habilidade para fazer o trabalho, sua manifestação é para o benefício. Vejamos em 1 Coríntios (Versão NTLH):

 7 Para o bem de todos, Deus dá a cada um alguma prova da presença do Espírito Santo.
8 Para uma pessoa o Espírito dá a mensagem de sabedoria e para outra o mesmo Espírito dá a mensagem de conhecimento.
10 Uma pessoa recebe do Espírito poder para fazer milagres, e outra recebe o dom de anunciar a mensagem de Deus. Ainda outra pessoa recebe a capacidade para saber a diferença entre os dons que vêm do Espírito e os que não vêm dele. Para uma pessoa o Espírito dá a capacidade de falar em línguas estranhas e para outra ele dá a capacidade de interpretar o que essas línguas querem dizer.

3.     Palavra de Sabedoria.  
Gr. Logos sophias
Qualidade proveniente do Espírito Santo que é dada, em particular, expressando os pensamentos e a vontade de Deus. Sentenças, julgamentos, situações mal resolvidas, indefinições, condições e particularidades sendo subjugados em um dado momento pelas ‘Coisas do Espírito’. Grande saber aliado à prudência, oriundos do Espírito Santo, para resolver problemas cotidianos e espirituais.

4.     Palavra de Conhecimento.
Gr. logos gnoseos
Qualidade proveniente do Espírito Santo que é dada, em particular, referente ao saber ou descoberta, de forma investigativa pelo próprio Espírito, proporcionando o conhecer e o entender. Conhecimento abstrato ou percepção sobrenatural. A presciência do Espírito promovendo conhecimento prévio. Em resumo, é a compreensão sobrenatural.

5.     Discernimento de espíritos.
Gr. diakreseis pneumaton
Qualidade proveniente do Espírito Santo que é dada, em particular, referente à distinção no caso de dúvida. Decisão entre o bem e o mal, discriminando de forma clara e fazendo julgamento, a partir das evidências, se a atuação espiritual é proveniente de Deus ou maligna. Grosso modo, é uma arma sobrenatural para evitar o engano.

Textos Complementares 1
1 CORÍNTIOS 12:
Vv.7,11 - o Espírito – supervisor das atividades, variedades e atuações – é o mesmo que com soberania compartilha com cada um que faz parte do Corpo, conforme sua escolha. A fonte dos dons cuida da logística dos mesmos com o intuito de ver o bem comum – diferente do que pensamos. Para alguns os ‘dons’ são para promoverem destaque em meio aos demais. Ledo engano!
Palavra da sabedoria – sabedoria sobrenatural para resolver problemas.
Palavra do conhecimento – conhecimento sobrenatural para compreender situações.
Discernimento – avaliar, de maneira sobrenatural, conhecendo distintamente a origem/fonte do espírito atuante: divina, demoníaca ou humana. Em resumo, é uma capacidade sobrenatural que não deixa sermos levados pelo engano.
LIÇÃO 1: E deu dons aos homens (Auxílio - Jovens e Adultos, CPAD, 2º Trimestre de 2014 - por Fernando José). Disponível em http://oinconformista10.blogspot.com.br/2014/04/licao-1-e-deu-dons-aos-homens-auxilio.html. Acessado em 18/04/2014.


Textos Complementares 2
Jonathan Edwards pregou um sermão magistral, “Sinais da verdadeira obra do Espírito”, na famosa Universidade de Yale, que é uma exposição verso por verso de I Jo 4 (texto que nos exorta a provarmos “os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora”). Ele sabia que problemas acompanham o avivamento, pois Satanás (o qual, segundo ele observou, foi “treinado no melhor seminário teológico do universo”) segue a um passo de Deus, pervertendo ativamente e caricaturando tudo quanto o Criador está fazendo. Então, na primeira parte de seu sermão, ele passa a mostrar quais são os “Sinais que supostamente negam uma obra espiritual”. Na segunda parte, então, ele demonstra os “Sinais bíblicos de uma obra do Espírito Santo”. São elas: 1) “amor por Jesus, Filho de Deus e Salvador dos homens”, 2) “agir contra os interesses do reino de Satanás, Alan Myatt & Franklin Ferreira Teologia Sistemática 6 219 que busca encorajar e firmar o pecado e fomentar as paixões mundanas nos homens”, 3) “profunda consideração pelas Sagradas Escrituras”, 4) revelação dos “caráteres opostos do Espírito de Deus e dos outros espíritos que falsificam suas obras” e 5) “se o espírito que está em ação em meio a um povo opera como espírito de amor a Deus e ao homem, temos aí um sinal seguro de que este é o Espírito de Deus”.
(Teologia Sistemática: Uma Análise Histórica, Bíblica E Apologética Para O Contexto Atual / Franklin Ferreira e Alan Myatt).

Por Fernando José.

Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material, desde que informe o autor. Não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais

Bibliografia:
Bíblia Sagrada – NTLH
Lições Bíblicas CPAD - 2° Trimestre de 2014: Dons Espirituais e Ministeriais - Servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário.
M. Unger / W. White Jr. / W. E. Vine. Dicionário VINE - Editora Casa Publicadora das Assembleias de Deus. 7ª edição (CPAD, Rio de Janeiro: 2006).
RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento (CPAD, Rio de Janeiro: 2008).
Novo Testamento Interlinear - GREGO-PORTUGUÊS (Sociedade Bíblica do Brasil, São Paulo: 2004).
STERN, David H. Comentário Judaico do Novo Testamento (Templus, São Paulo: 2008).
HORTON, Stanley M.Teologia Sistemática: uma perspectiva pentecostal (CPAD).
FERREIRA, Franklin. Teologia Sistemática: Uma Análise Histórica, Bíblica E Apologética Para O Contexto Atual / Franklin Ferreira e Alan Myatt. São Paulo: Vida Nova, 2007
O Inconformista. Disponível em http://oinconformista10.blogspot.com.br/ Acessado em 18/04/2014.
You Version.  Disponível em https://www.bible.com/pt-BR/bible/211/1co.12.ntlh. Acessado em 18/04/2014.




Nenhum comentário: