quinta-feira, 24 de abril de 2014

LIÇÃO 4: DONS DE PODER (Auxílio - Jovens e Adultos: CPAD, 2º Trimestre de 2014 - por Fernando José).



Como já disse, as epístolas do Apóstolo Paulo, ou a Teologia Paulina, dá uma ênfase extraordinária aos dons. Tendo em mente que o Evangelho são as boas novas que vêm de Deus e conscientes da nossa fraqueza humana – somos vasos de barro – pregaremos, com poder, pelo Espírito Santo, conhecendo e sabendo usar os dons! Falaremos sobre os dons de poder. Energemata!


“a outro, fé”
hetero pistis

Fé é sinônimo de:
GARANTIA
CERTEZA
CRENÇA
CONVICÇÃO
FIRMEZA

Primariamente, observamos as diferenças em relação a palavra fé na Bíblia:

salvífica.
Fé como parte integrante do fruto do Espírito.
Fé como dom espiritual

Aqui falamos em Fé como dom espiritual, fé na esfera milagrosa, atuando em ocasiões específicas! David Lim na Teologia Sistemática: uma perspectiva pentecostal (CPAD) deixa evidente que a “Oração fervorosa, alegria extraordinária e coragem incomum acompanham o dom da fé”, ou, “Pode incluir a capacidade especial de inspirar fé nos outros, como fez Paulo a bordo do navio em meio à tempestade (Atos 27.25).”. É a fé nas coisas espirituais diante do medo, da ansiedade...


Dons de curar

“a outro, dons de curas”.
charismata iamaton

Curas que não podemos explicar. Sabendo de antemão a origem das curas:

DIVINA,
OUTROS ESPÍRITOS (2 Coríntios 11.14),
IMPOSTORA (Mateus 24.24).

Segundo o VINE, podemos considerar dons de curas como “dotações aos crentes mediante a operação do Espírito Santo nas igrejas” (p. 576).

Quanto à totalidade dos dons: são 12 (doze) os dons espirituais? Vejam que a expressão é “dons de curar” – plural. É um ou são muitos? Creio que esse dom atua no físico e no emocional, não se restringe apenas a cura do corpo. Os dons de curas vêm promover poder/força ao ser abatido e debilitado.


Operações de Milagres ou Operação de maravilhas

“a outro, operações de milagres”.
energemata dunameon

Esse mexe com a nossa imaginação, pois, é algo incomum, fora da rotina!
É o poder de Deus em ação. Feito por Deus, elaborado por Ele. É capacidade, é força, é sinal. Quanto a esse dom, David Lim registra sinônimos: “... proteção, provisão, expulsão de demônios, alteração de circunstâncias ou juízo“. O VINE assim define: “é usado acerca de feitos de origem e caráter sobrenaturais, visto que não podem ser produzidos pelos agentes e meios naturais“ (p.789)


Textos Complementares 1

– além da fé normal para milagres, alguns chegam até a falar em “fé dos mártires”.
Dons de Curar e Milagres – colocados em par por se tratarem d realizações que dispensam o uso comum das condições naturais.

LIÇÃO 1: E deu dons aos homens (Auxílio - Jovens e Adultos, CPAD, 2º Trimestre de 2014 - por Fernando José). Disponível em http://oinconformista10.blogspot.com.br/2014/04/licao-1-e-deu-dons-aos-homens-auxilio.html. Acessado em 22/04/2014.


Textos Complementares 2

Os relatos de milagres espetaculares são mais frequentes em áreas onde o evangelho é relativamente novo. Por exemplo, na década de 1960, surgiram relatos vindos de parte da Indonésia, alcançada recentemente pelo evangelho, de que a água tinha sido transformado em vinho, e mesmo que pessoas mortas tinham sido trazidas de volta à vida.

STERN, David H. Comentário Judaico do Novo Testamento (Templus, São Paulo: 2008), p. 517.


Por Fernando José.


Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material, desde que informe o autor. Não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais


Bibliografia:
Bíblia Sagrada.
Lições Bíblicas CPAD - 2° Trimestre de 2014: Dons Espirituais e Ministeriais - Servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário.
M. Unger / W. White Jr. / W. E. Vine. Dicionário VINE - Editora Casa Publicadora das Assembleias de Deus. 7ª edição (CPAD, Rio de Janeiro: 2006).
Novo Testamento Interlinear - GREGO-PORTUGUÊS (Sociedade Bíblica do Brasil, São Paulo: 2004).
STERN, David H. Comentário Judaico do Novo Testamento (Templus, São Paulo: 2008).
HORTON, Stanley M.Teologia Sistemática: uma perspectiva pentecostal (CPAD).
FERREIRA, Franklin. Teologia Sistemática: Uma Análise Histórica, Bíblica E Apologética Para O Contexto Atual / Franklin Ferreira e Alan Myatt. São Paulo: Vida Nova, 2007
O Inconformista. Disponível em http://oinconformista10.blogspot.com.br/ Acessado em 22/04/2014.


Nenhum comentário: