sábado, 14 de junho de 2014

Lição 11: Presbíteros, Bispos ou Anciãos (Auxílio - Jovens e Adultos: CPAD, 2º Trimestre de 2014 - por Fernando José)




Presbíteros, Bispos ou Anciãos.



“... nas igrejas cristãs, aqueles, que, sendo levantados e qualificados pela obra do Espírito Santo, foram designados a cuidar espiritualmente das igrejas e a superintendência.”
(Dicionário VINE - Editora Casa Publicadora das Assembleias de Deus. 7ª edição - p. 396).


O presbitério, em síntese, pode ser entendido como a reunião de homens maduros e/ou avançados em idade. O presbítero é uma referência à maturidade espiritual, e o bispo, uma referência à natureza e caráter do cargo de supervisão.

O Presbítero, Bispo ou Ancião é sinônimo de:

Maturidade,
Cargo/Responsabilidade,
Cabeça,
Liderança,
Qualificação,
Cuidado, 
Superintendência,
Inspeção,
Vigilância,
Pregação,
Ensino,
Entendimento Espiritual,
Pastoreio,
Avanço.

De acordo com Tito 1.8 destacamos algumas das qualidades referentes ao Presbítero/Bispo:

Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante;
Tito 1:8 (ACF)

HOSPITALIDADE – combinação de amor e pessoas estranhas, pessoas vindas de outros lugares, o popular forasteiros. Na história bíblica vemos, desde o AT, a hospitalidade em alta; os tempos mudaram, são outros, mas, mesmo em meio às dificuldades hodiernas não podemos perder este vínculo. A recomendação é: ‘Não vos esqueçais da hospitalidade’ Hebreus 13:2.
AMIZADE – amor pelo bem, ser aprazível, aquele que agrada que no popular é ‘adorável’.
SOBRIEDADE – controle, ter a mente no lugar (sã e segura). Referente a ter percepção das coisas. Agir com a razão, removendo a insanidade da vivência cotidiana, de forma a apreciar a vida com moderação.
JUSTIÇA – andar conforme a regra. Andar direito para ter direitos, cumprindo as obrigações. De forma íntegra e conforme o padrão deve ter uma correta conduta.
PIEDADE – sinônimo de clareza e santidade. Quanto à culpa e às máculas se mantém em pureza, sem carnalidade. Livre quanto à mistura do mal. Depois de testado, continua limpo.
TEMPERANÇA – disciplina. Uso correto do que é dado por Deus, evitando abusos. Colocar em prática o que se aprende, tendo autocontrole.

Em suma, o Presbítero/Bispo inspeciona – ele examina as atividades das ovelhas, está presente do começo ao fim na obra deste canteiro de obras, o aprisco que é a igreja do SENHOR.


Por Fernando José.

Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material, desde que informe o autor. Não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais


Bibliografia:
Bíblia Sagrada
Lições Bíblicas CPAD - 2° Trimestre de 2014: Dons Espirituais e Ministeriais - Servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário.
M. Unger / W. White Jr. / W. E. Vine. Dicionário VINE - Editora Casa Publicadora das Assembleias de Deus. 7ª edição (CPAD, Rio de Janeiro: 2006).
Novo Testamento Interlinear - GREGO-PORTUGUÊS (Sociedade Bíblica do Brasil, São Paulo: 2004).
Bíblia Online. Disponível em http://www.bibliaonline.com.br/ Acessado em 14/05/2014.
O Inconformista. Disponível http://oinconformista10.blogspot.com.br/2013/06/aos-pastores.htm Acessado em 14/05/2014.



Nenhum comentário: